quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cocker Spaniel




O Cocker Spaniel Inglês é uma raça de cães de médio porte. No Brasil é muitas vezes referido simplesmente como Cocker, mas existe outra raça de Cocker, que é mais comum nos Estados Unidos, o Cocker Spaniel Americano.


Aparência


Seus olhos são redondos e cheios, suas orelhas lobulares, tem inserção baixa, coberta com pêlos longos, e sedosos, lisos ou ondulados. A altura do Cocker Inglês é, em média, de 40 cm na altura da cernelha para os machos, e de 38 para as fêmeas. A pelagem na cabeça é curta e no corpo aderente e levemente ondulado, de textura sedosa e comprimento médio, formando franjas nas orelhas, peito, barriga, pernas posteriores e parte de trás das anteriores.



Temperamento


É um animal dócil e carinhoso, mas ao mesmo tempo carente. Por isso, necessita sempre atenção e dedicação. É muito fiel ao dono e muito inteligente. Desde sua origem, na Inglaterra, era um caçador de aves - o que se explica a especial antipatia do Cocker em relação a esses animais.
Alguns afirmam que é um cão bravo, mas o temperamento desta raça deve ser alegre e gentil. Essa fama foi gerada pelo excesso de acasalamentos indiscriminados, que são comuns nas raças muito populares, que geram problemas de caráter, estrutura e mesmo de saúde.
Alguns tem mania de morder, mas é so um jeito de brincar com o dono


Cuidados


Alguns donos e veterinários afirmam que o cocker deve comer uma ração especial. Para saber que tipo de ração dar, basta consultar um especialista. E é lógico, não troque a ração a todo momento porque além de deixar as fezes mais pastosas e fedidas não vão garantir um bom desenvolvimento, mesmo sendo boas rações, porque você está sempre trocando as fontes de proteinas contidas em cada ração.
O Cocker tem o pêlo comprido e, por esta mesma razão pode ser cortado, assim que o dono desejar e, achar conveniente. Há várias maneiras do pêlo ser cortado, e variam de acordo com o gosto do dono. O pêlo deve ser escovado diariamente, por questões de higiene, embora isso não seja necessário para que o mesmo mantenha-se belo. A tosa padrão preserva as franjas, deixando curto o pelo da cabeça e dorso.
Outro assunto importante é não deixar que entre água no ouvido do seu cão quando for dar banho. Alguns cães, principalmente desta raça, são propensos à fortes dores de ouvido caso lhes entre água através das orelhas, pois isso pode causar infecções (otite). Caso isto aconteça recomenda-se levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento, que consiste em limpeza diária das orelhas e aplicação de antibiótico.

Sem comentários:

Enviar um comentário